A proteção do meio ambiente ocupa um lugar de destaque nos objetivos da Construtório.
A política ambiental visa a proteção do meio ambiente e constitui um objetivo de sustentabilidade empresarial.
Para garantir o cumprimento deste objetivo a Gerência, conjuntamente com todos os colaboradores, parceiros e fornecedores, incluindo subcontratados compromete-se a operar segundo as seguintes diretrizes:
- A Construtório considera a proteção do meio ambiente uma importante responsabilidade da gestão ao zelar para que esta seja levada a cabo através de objetivos e metas em todas as funções e sectores da organização.
- A Construtório garante, através da nomeação de um responsável pelo Sistema de Gestão Ambiental, que os requisitos legais vigentes em matéria de proteção ambiental sejam considerados em todas as decisões e aplicados através de medidas adequadas de controlo operacional e monitorização, assim como em atuações de emergência.
- A Construtório revê periodicamente o seu Sistema de Gestão e Informação relacionada avaliando o seu desempenho ambiental com o intuito de detetar riscos e oportunidades de melhoria a tratar.
- O compromisso de melhoria contínua e de prevenção da poluição dirige os esforços da Construtório para a procura de uma maior compatibilidade ambiental com as técnicas aplicadas. Para tal, é tida em conta a vida dos produtos empregues, incluindo sua gestão final mais ecológica, e é moderado ao máximo possível o uso das matérias-primas, de energia e água.
- A Construtório sensibiliza e forma os seus colaboradores e fornecedores, incluindo subcontratados sobre os aspetos ambientais ligados às suas atividades e funções, motivando-os para que o seu comportamento no posto de trabalho reflita essa consciência ambiental.
- Melhorar continuamente a eficácia do SGA através da monitorização de objetivos e ações, tratamento dos riscos e oportunidades, análise do contexto e das partes interessadas e outros resultados e consequente tomada de ações.
Tanto a Gerência como todos os colaboradores da Construtório são responsáveis pelo correto e eficaz desenvolvimento dos objetivos e metas ambientais dentro do Sistema de Gestão Ambiental.
Os programas ambientais que anualmente se elaboram a partir desta responsabilidade partilhada, tornam possível o nosso contributo na melhoria contínua da proteção e desempenho ambiental.
Aprovada pela Gerência em 10 de março de 2019